Softwares em Geofísica Parte 1: FORTRAN

 
 Aqueles acostumados a trabalhar em geociências sabem que, em especial, a Geofísica necessita basicamente de computadores e softwares especializados para gerar uma interpretação em subsuperfície. Sem o aparato da computação toda a exploração de recursos naturais e estudo do nosso planeta seria muito limitado, tal qual como era antes da criação do Mark I e  ENIAC.
Sendo assim o Estudando Geofísica traz uma série de posts divididos em 6 partes explicando quais os principais softwares usados na academia e alguns utilizados na indústria. A primeira parte conterá a linguagem de programação FORTRAN e as outras partes conterão os softwares de relevância acadêmica em cada método geofísico.

Field Geophysics - John Milsom

 

This handy pocket-sized book provides practical information and assistance to anyone engaged in small-scale surveys on the ground. The 3rd edition updates the considerable changes in instrumentation, and far-reaching developments in applications that have occurred since 1996. New sections include details on Ground Penetrating Radar, VLF and CSAMT/MT, GPS navigation, electromagnetic methods of conductivity mapping, capacity coupling, and audiomagnetotellurics (AMT). - books.google.com.br







Oportunidades Repsol Sinopec - Engenharia de Petróleo, Geofísica ou Geologia.

 


Você estudante de Engenharia de Petróleo, Geofísica ou Geologia que deseja ingressar como novo profissional nas áreas técnicas do Grupo REPSOL, o programa MASTER em Exploração e Produção em Hidrocarbonetos (E&P) oferece 5 vagas! 

Ministrado fundamentalmente em MADRID, com alguns módulos em parceria com a universidade Heriot-Watt em Edimburgo, o Programa MASTER tem duração de 10 meses e carga letiva de 1.500 horas. O corpo docente é formado por professores de conceituadas universidades internacionais e profissionais renomados da indústria. 

A grade curricular é criteriosamente preparada para mesclar teoria e prática, possibilitando que o aluno exercite tudo que aprendeu. 

Saiba mais aqui:

Geofísica UNIPAMPA - turma 2011.1

 

Campo realizado em Torres,  Rio Grande do Sul , Brasil, de 19/10/2012 a 21/10/2012



Geofisica UFRN 2008
Geofísica UNIPAMPA 2011.1
Professores: Delia del Pilar, Miguel Carminatti.




Formação Serra Geral (vulcanismo basálticos andesíticos) e Formação Botucatu ( arenitos) - Torres, Rio Grande do Sul


Peperitos em possível frente de derrame



Vidro do Deserto na jóia de Tutankhamon

 

Em 1996, no Museu Egípcio, no Cairo, o mineralogista italiano Vincenzo de Michele viu uma "mineral"
 verde e amarelo incomum no meio de um dos colares de Tutankhamon. Observou-se que a jóia parecia ser de vidro, no entanto, aquele vidro era mais velho

Carta de Santos

 
A Sociedade Brasileira de Geologia, Sociedade Brasileira de Geofísica e Sociedade Brasileira de Geoquímica redigiram em Santos - São Paulo durante o 46° Congresso Brasileiro de Geologia a Carta de Santos: um conjunto de propostas em conjunto com órgãos federais para a integração e desenvolvimento de geociências. Segue abaixo a carta na íntegra.

Geofísica UFRN - turma 2012.1

 

Campo realizado em cidades do Rio Grande do Norte, de 10/10/2012 a 14/10/2012

Geofisica UFRN 2008
 via  Felipe Nascimento e Yago Martins.
Professores: Narendra Kumar Srivastava, Heitor Neves Maia, José Braz Diniz Filho.

T






Da esquerda para direita: Sabrina Luz, José Neto (Neto), Felipe Nascimento, Diego Nascimento, Edson Bruno (Brunão)

Geofísica UFRN - turma 2008.1

 

Geofisica UFRN 2008
Geofísica UFRN - turma 2008 via Andrei Soares

Short Course on Archaeogeophysics - Prof. Dr. Hosni Gazhala

 
O polígrafo parte do curso de Arqueogeofísica preparado pelo  Prof. Dr. Hosni Gazhala do Departamento de Geologia da Universidade de Mansoura, dá ênfase aos instrumentos e técnicas utilizadas , em particular o uso de  GPR e Magnetometria. Há ainda slides de apoio acerca do uso de métodos eletromágnéticos  na Arqueologia.

Arqueogeofísica - Anna Osella

 
A Arqueologia e a Geofísica possuem uma interface acadêmica de mais de 60 anos. O principal objetivo deste livro é apresentar os diferentes tipos de métodos geofísicos mais empregados na arqueologia com uma linguagem mais direta. Os capítulos abordam as propriedades inerentes do registro arqueológico que podem ser analisados por uma metodologia arqueogeofísica. Hoje em dia os métodos geofísicos tem deixado de ser uma simples ferramenta para delimitar escavações . e tem se transformado em uma ferramenta básica para a formulação de modelos produtivos assim

GEOFÍSICA UFRN - turma 2010.1

 
Geofisica UFRN 2010
Geofísica UFRN - turma 2010 via Joilderson de Paula





Aumentar o tamanho de uma imagem ao passar o mouse

UFPA forma o primeiro mestre em Geofísica Forense

 

A defesa de tese do primeiro mestre em Geofísica Forense do Brasil. Aconteceu em março na Universidade Federal do Pará. O professor de física Waldemir Gonçalves Nascimento se especializou no uso do GPR e do método eletromagnético slingram, técnicas modernas de investigação de subsuperfície, chão e paredes para descoberta de cadáveres, túneis e armas enterradas.             
                               
                                   
Segundo a Profa. Lucia Maria da Costa e Silva, orientadora da tese, esse e outros trabalhos sobre investigação forense geraram a implantação do primeiro campo de testes geofísicos controlados para prática forense, ambiental e resgate de vítimas de soterramentos do país, o

A Missão de Explorar o Manto

 
Quem já assistiu o famoso filme O Núcleo, que fala da viagem de geofísicos ao interior da Terra para restaurar o campo geomagnético? Pois é, o que parecia impossível agora está em andamento, não para chegar ao núcleo,  mas para ao menos conhecer um pouco melhor o que há abaixo da Crosta.

Está sendo preparada uma missão de um pouco mais de US$ 1 bilhão para perfurar 6km até o manto - uma região de 3000km, em média, formada por rochas em estado dúctil - e assim trazer as primeiras amostras de rochas de uma profundidade tão grande.

Revista FOSSGIS #1 a #5

 



As geotecnologias são um conjunto de ferramentas responsáveis por produzir conhecimento a partir de dados geográficos. Na geofísica, as geotecnologias são aplicadas em forma de geoprocessamento e sensoriamento remoto para localizar áreas de interesse para mapeamento geológico, prospecção de água, minérios, hidrocarbonetos, análise de risco ambiental, etc. Contudo ainda não existia um meio de difundir o conhecimento e atualidades sobre esse mundo, sendo assim em 30 de março de 2011 nasceu a Revista FOSSGIS Brasil, na busca de preencher essa lacuna existente. Para viabilizar este projeto alguns dos principais nomes do cenário das Geotecnologias Livres se uniram para criar um material de alta qualidade, baseado nos princípios do software livre. Já a revista é grátis e pode ser distribuída livremente.

Royalties do petróleo: Discussões e Polêmicas.

 
A aprovação pela Câmara dos Deputados de uma emenda que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo colocou o governo federal, Estados e municípios diante de uma polêmica envolvendo disputas políticas e interesses regionais. Na semana passada, os deputados decidiram que os royalties - espécie de compensação financeira paga pelos exploradores - devem ser distribuídos de forma igualitária entre todos os Estados e municípios do país. A decisão muda a regra atual, em que Estados e municípios produtores recebem uma parcela maior dos royalties pagos pelas empresas. A emenda aprovada pela Câmara será ainda encaminhada ao Senado, mas a decisão entre os deputados já foi suficiente para deflagrar a polêmica sobre quem deve receber a verba gerada com a exploração do petróleo. 

Maldivas

 
As Ilhas das Maldivas consistem em ilhas de coral, agrupadas em uma cadeia de 26 atóis, ao longo da direção norte-sul, espalhados por cerca de 90 000 km², tornando-as um dos países mais dispersos do mundo. Situa-se entre as latitudes 1ºS e 8ºN e as longitudes 72ºE e 74ºE.
Os atóis são compostos de recifes de corais e barras de areia, situados no topo de uma cordilheira submarina de 960 km de comprimento que se ergue no Oceano Índico e corre do norte para o sul. Próximo do sul dessa cadeia natural de corais, duas passagens permitem a navegação segura de navios de um lado do oceano para outro através das águas pertencentes ao território das Maldivas. Para propósitos administrativos, o governo dividiu os atóis em 21 divisões administrativas. As Maldivas têm um recorde mundial de ser o país com a mais baixa

Treinamentos para software SonarWiz 5

 


O fundador e CEO da Chesapeake Technology Inc., estará no Brasil de 21/10/2012 a 02/11/2012 para realizar treinamentos de SonarWiz 5.
O treinamento aborda completamente as ferramentas do software SonarWiz 5, incluindo todos os recursos mais recentes.
Os participantes irão aprender a preparar levantamentos, adquirir e processar dados de Sonar de Varredura Lateral, Chirp e Magnetometria e ainda criar projetos que podem ser exportados para DXF, ESRI e GoogleEarth.
O curso se desenvolverá em dois dias em sala de aula e um dia a bordo, para aquisição de dados em tempo real.

III SeGef - SEMANA DE GEOFÍSICA DA UFRN

 

Acontece, de 22 a 26 de outubro de 2012 na UFRN, a III Semana de Geofísica da UFRN. A SeGef é  realizada anualmente com o objetivo principal de promover palestras e cursos sobre o estado da arte em temas importantes de geofísica para profissionais e alunos de graduação e pós-graduação em geofísica/geociências. Serão oferecidos

Ficou interessado pelo blog?
Então não perca as atualizações !