Curso SBGf - Método Magnetotelúrico: Teoria, Processamento e Interpretação

 
Acontece entre os dias 8 e 11 de junho o primeiro curso da Educação Continuada da SBGf ministrado pelo prof. Emanuele Francesco La Terra em parceria com o Observatório Nacional (ON). O método Magnetotelúrico será objeto de estudo com uma abordagem teórica e aplicada ao processamento e interpretação de dados não-sísmicos. Os participantes deverão ser graduados em geofísica, geologia ou física, preferencialmente atuando em geofísica, ou graduados em outras áreas afins que estejam matriculados em cursos de mestrado ou de doutorado em Geofísica. O curso será realizado nas instalações da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.

Mais informações: SBGf EduC





Fonte: SBGf



Oziel Araújo
Oziel Araújo, graduando em Geofísica pela Universidade Federal do
 Pampa - Caçapava do Sul, Brasil.

Embrapa seleciona bolsistas para atuar em projeto sobre a Amazônia

 
A Embrapa Monitoramento por Satélite, localizada em Campinas (SP), está selecionando bolsistas para atuar em projeto de pesquisa sobre mudanças de uso da terra e processos de degradação florestal na Amazônia. A bolsa está sendo concedida pelo CNPq no âmbito do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA). São exigidos seis anos de experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, além de uma dedicação integral. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de maio pelo e-mail cnpm.supsgp@embrapa.br.

As atividades serão desenvolvidas na Embrapa Monitoramento por Satélite e são relacionadas ao processamento e interpretação de imagens de satélite, de dados provenientes do sistema LiDAR aerotransportado e de inventários florestais. O(a) bolsista também irá trabalhar com estimativa da biomassa florestal a partir do desenvolvimento de modelos matemáticos e estatísticos.

A fase de seleção avaliará a participação em publicações técnico-científicas, a experiência do(a) candidato(a) nas atividades a serem desempenhadas, o conhecimento da língua inglesa e o trabalho em grupo.

A bolsa terá a duração de 12 meses e pode ser renovada até 36 meses. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no endereço www.embrapa.br/monitoramento-por-satelite/estagios-e-bolsas, na seção “Processos de seleção em andamento”.

Projeto

A bolsa é para atuação no projeto “Mudanças de uso da terra e suas interações com processos de degradação florestal na Amazônia”, do programa LBA. O projeto vai avaliar os processos de degradação florestal na Amazônia e sua relação com a exploração madeireira, deflorestamento, a fragmentação das paisagens e a ocorrência de incêndios florestais de sub-bosque.

O LBA visa estudar as interações entre a Floresta Amazônica e as condições atmosféricas e climáticas. Os estudos que integram o programa LBA têm contribuído para o entendimento das taxas de desmatamento e regeneração florestal, da articulação de estratégias agropecuárias, e do papel da infraestrutura, do mercado e dos atores locais nestes processos. A Embrapa Monitoramento por Satélite é uma das instituições que integram o programa.


FONTE: MundoGeo
Acesso 19/04/2015




Oziel Araújo
Oziel Araújo, graduando em Geofísica pela Universidade Federal do
 Pampa - Caçapava do Sul, Brasil.

Ficou interessado pelo blog?
Então não perca as atualizações !