Onde Estudar?


 Atualmente o curso de geofísica é oferecido no Brasil nos níveis de doutorado, mestrado e graduação. São poucas opções, por isso que apenas um grupo seleto  se torna geofísico. No geral, há uma média de 40 ingressos por turma, dos quais ao menos 10 conseguem se formar no tempo previsto. Dentre os principais motivos para a causa de poucos egressos estão as disciplinas obrigatórias do chamado ciclo básico. Não ser aprovado nos cálculos e físicas, por exemplo, muitas vezes representa  pelo menos  um ano a mais de estudo.

A nível de graduação, apenas 8 universidades brasileiras ofertam o curso. Cada universidade tem suas peculiaridades de ensino. Umas são voltadas à pesquisa, outras à demanda do mercado de trabalho. Umas dão mais ênfase num determinado método geofísico, e outras tratam de integração dos métodos. Por tal motivo, depois de ler esse texto, aconselha-se procurar estudantes ingressos e egressos das instituições pretendidas, haja vista que, o conteúdo a seguir é uma macro visão.


A USP, localizada em São Paulo - SP, foi a primeira universidade do país a oferecer o curso, que funciona desde 1984, atualmente oferece 30 vagas ao ano. Ao que tenho observado, o curso de geofísica na USP conceitua muito bem a Geofísica Pura, isto é, os alunos saem com um conhecimento sólido em disciplinas como Programação e Física. Áreas como sismologia e geofísica espacial são um ponto forte na USP.
O custo de vida é muito variado, mas no geral tem atendido às demandas dos estudantes. São pessoas oriundas dos mais diversos lugares do país. A saber, na pós-graduação há pessoas de vários países. Sem dúvidas o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG é um centro de boa referência. 

A UFBA, localizada em Salvador - BA, foi a segunda universidade brasileira a oferecer o curso, o mesmo funciona desde 1992 e são oferecidas 30 vagas ao ano. Além do ingresso por meio do ENEM, há processos seletivos por meio de transferência interna e externa. Para quem é portador de diploma, é possível aplicar-se à seleção de Ingresso Portador de Diploma que geralmente ocorre no final do primeiro semestre de cada ano. Na geofísica da UFBA, percebe-se a grande relevância da Geofísica Aplicada, principalmente em áreas voltadas  a métodos sísmicos, métodos elétricos e petrofísica. Embora o Instituto de Geociências da UFBA abarque várias linhas de pesquisa, é notório o quanto Exploração de Petróleo e Recursos Hídricos são fortes ali.
O custo de vida na capital baiana é acessível. Universidades federais têm programas de auxílio de transporte, moradia e alimentação, além da possibilidade de bolsas com projetos de pesquisas e extensão. Há uma grande parcela de estudantes do próprio nordeste.

A UFPA, localizada em Belém - PA,  funciona desde 2003 e atualmente são ofertadas 20 vagas ao ano. Há grande relevância na Geofísica Pura, principalmente em métodos de inversão geofísica, isso é intensificado ainda mais na pós-graduação de lá. Todavia a Geofísica Aplicada tem ganhado espaço com o emprego de métodos elétricos e gravimétricos. Embora haja toda vantagem que uma Universidade Federal fornece, a localização distante afugenta estudantes dos outros estados, mas mesmo assim, ainda é um polo atrativo para estudantes da região norte e parte do nordeste. 

A UFF, localizada em Niterói - RJ, foi a quarta universidade brasileira a oferecer a graduação, que funciona desde 2005 e atualmente são ofertadas 24 vagas ao ano. Sem dúvidas, a proximidade com a indústria do petróleo faz da UFF ter ponto forte na geofísica voltada ao petróleo, por tal motivo os métodos sísmicos ganham destaque.
O custo de vida não é baixo, talvez isso explique porque grande parte dos estudantes ali presentes sejam principalmente do eixo Rio-São Paulo. Outra grande vantagem é que fica mais próximo da Sociedade Brasileira de Geofísica, a qual regularmente fornece cursos e palestras no Rio de Janeiro. 

A UNIPAMPA, localizada em Caçapava do Sul - RS, é a única universidade da região sul do Brasil a oferecer a graduação, que funciona desde 2006 e atualmente são ofertadas 40 vagas ao ano. Todo semestre abre vagas em processos seletivos para transferências e portador de diploma. A Geofísica Aplicada é um ponto forte, voltada principalmente à geofísica ambiental. Destacam-se os usos de métodos gravimétricos, elétricos e sísmicos. A sísmica de refração profunda tem assumido grande importância em parceria com a UnB.
O custo de vida em Caçapava do Sul é baixo, e isso tem atraído estudantes do país inteiro. 

A UFRN, localizada em Natal - RN, foi a sexta universidade a oferecer a graduação que funciona desde 2008 e atualmente são ofertadas 45 vagas ao ano. Também a Geofísica Aplicada voltada a recursos hídricos tem despertado interesse naquela região. Devido ao programa de Pós-Graduação, áreas como sismologia e  métodos potenciais têm ganhado destaque.
O custo de vida é relativamente baixo, mas a grande maioria dos estudantes são do próprio nordeste.

A UnB, localizada em Brasília, Distrito Federal é a sétima universidade brasileira a oferecer a graduação, o curso iniciou no segundo semestre de 2009 e atualmente são ofertadas 30 vagas por semestre, totalizando 60 vagas ao ano. A geofísica voltada à exploração mineral representa destaque na UnB, porém, a geofísica ambiental e sismologia aos poucos têm se inserido no cenário.
O custo de vida é alto, mas principalmente estudantes da região centro-oeste e parte da Bahia têm ocupado as vagas da graduação.

A UFOPA, localizada em Santarém - PA, é a oitava universidade brasileira a oferecer a graduação, o curso iniciou em  2011 e são ofertadas 25 vagas anuais. A geofísica ambiental é a que se destaca. Gravimetria, GPR e métodos elétricos  são de longe os que mais se destacam ali.
Embora o custo de vida seja baixo, o acesso à Santarém faz com que os estudantes sejam oriundos principalmente da própria região. Mesmo recém criada, a geofísica da UFOPA tem apresentado grande potencial, sem dúvida a UFPA tem sido inspiração para a UFOPA.





Oziel Araújo
Oziel Araújo, geofísico pela Universidade Federal do Pampa, 
mestre em Geologia pela Universidade Federal do Paraná.

Ficou interessado pelo blog?
Então não perca as atualizações !