Embrapa seleciona bolsistas para atuar em projeto sobre a Amazônia

 

A Embrapa Monitoramento por Satélite, localizada em Campinas (SP), está selecionando bolsistas para atuar em projeto de pesquisa sobre mudanças de uso da terra e processos de degradação florestal na Amazônia. A bolsa está sendo concedida pelo CNPq no âmbito do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA). São exigidos seis anos de experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, além de uma dedicação integral. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de maio pelo e-mail cnpm.supsgp@embrapa.br.

As atividades serão desenvolvidas na Embrapa Monitoramento por Satélite e são relacionadas ao processamento e interpretação de imagens de satélite, de dados provenientes do sistema LiDAR aerotransportado e de inventários florestais. O(a) bolsista também irá trabalhar com estimativa da biomassa florestal a partir do desenvolvimento de modelos matemáticos e estatísticos.

A fase de seleção avaliará a participação em publicações técnico-científicas, a experiência do(a) candidato(a) nas atividades a serem desempenhadas, o conhecimento da língua inglesa e o trabalho em grupo.

A bolsa terá a duração de 12 meses e pode ser renovada até 36 meses. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no endereço www.embrapa.br/monitoramento-por-satelite/estagios-e-bolsas, na seção “Processos de seleção em andamento”.

Projeto

A bolsa é para atuação no projeto “Mudanças de uso da terra e suas interações com processos de degradação florestal na Amazônia”, do programa LBA. O projeto vai avaliar os processos de degradação florestal na Amazônia e sua relação com a exploração madeireira, deflorestamento, a fragmentação das paisagens e a ocorrência de incêndios florestais de sub-bosque.

O LBA visa estudar as interações entre a Floresta Amazônica e as condições atmosféricas e climáticas. Os estudos que integram o programa LBA têm contribuído para o entendimento das taxas de desmatamento e regeneração florestal, da articulação de estratégias agropecuárias, e do papel da infraestrutura, do mercado e dos atores locais nestes processos. A Embrapa Monitoramento por Satélite é uma das instituições que integram o programa.


FONTE: MundoGeo
Acesso 19/04/2015




Oziel Araújo
Oziel Araújo, graduando em Geofísica pela Universidade Federal do
 Pampa - Caçapava do Sul, Brasil.

Nenhum comentário:
Write comentários

Ficou interessado pelo blog?
Então não perca as atualizações !