Quantum GIS

 

Quem trabalha com softwares coorporativos de SIG sempre encontra aquela barreira na licença ou aquela dependência do software estar instalado num único computador, e às vezes, o usuário precisa somente de uma funcionalidade simples para completar seu trabalho. Dentro dessas dificuldades, o QGIS se apresenta como uma ótima solução. O QGIS cumpre com primazia seu papel para quem trabalha com layouts de mapa, álgebra básica de mapas, mapas de localização e geoprocessamento em geral.


 Obedecendo a filosofia do OpenSource, o QGIS é gratuito e roda tanto nas plataformas Windows como Linux e Mac OS. Basta acessar o site http://www.qgis.org/en/site/ e fazer o download.
Dentro do próprio site você encontra (em inglês) um tutorial básico do software.

Como o QGIS é um software livre que está ganhando muitos adeptos, várias comunidades têm sido criadas para a troca de informações e suporte em geral. Dentre elas destacamos a comunidade QGIS Brasil, o blog do Anderson Medeiros e o Mundo Geo.

Nota: Em comparação ao ArcGIS, o QGIS é excelente para realização de geoprocessamento básico, contudo peca na qualidade do layout. A partir da versão 2.0 ele adota algumas funcionalidades extras como o pacote de geoestatística integrado ao SAGA (software de SIG da UFRJ).

Baixe e compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.

Nenhum comentário:
Write comentários

Ficou interessado pelo blog?
Então não perca as atualizações !