Curso gratuito de Astrofísica Geral pelo Observatório Nacional

 



O Observatório Nacional mais uma vez abre inscrição para curso EAD. Trata-se de um curso em nível de divulgação científica, não é necessário qualquer conhecimento prévio para acompanhá-lo a distância, uma vez que ele está voltado para um público não especializado em ciências exatas. O objetivo é difundir, atualizar e socializar o conhecimento científico para todos os interessados em ciências.  O compromisso deste curso é transformar um assunto científico complexo em uma linguagem simples e compreensível, mas sem abrir mão do rigor das ciências exatas, estabelecendo uma conexão entre a pesquisa científica e o
público. É a oportunidade de uma instituição federal de pesquisa colocar a serviço da sociedade os conhecimentos que são produzidos por seus pesquisadores, democratizando assim o seu acesso. Os cursos a distância, oferecidos pelo Observatório Nacional são inteiramente grátis. Nenhuma taxa é cobrada aos participantes. 

O curso "Astrofísica Geral" terá duração de 04 (quatro) meses, sendo iniciado no dia 15 de julho de 2013 e encerrado no dia 29 de novembro de 2013. O curso é constituído de 30 (trinta) capítulos. As inscrições serão abertas no dia 03/06/2013, e encerradas no dia 30/08/2013, no último dia da primeira prova. Onde as aulas são apresentadas Os assuntos das aulas são apresentados em módulos na área de "Divulgação Científica" da página do Observatório Nacional ( www.on.br ). O curso tem carga horária equivalente ou estimada a 120 horas (não há registro do número de horas durante o acesso ao site). 

As provas: Serão realizadas 03 (três) provas durante o curso. As provas terão duração de 4 (quatro) dias, sempre iniciando numa sexta-feira à 0h e terminando na segunda-feira as 24 horas, como mostrado no cronograma de provas do curso. Durante este período o aluno poderá consultar previamente a prova, sem precisar fazê-la. Recomenda-se ao aluno copiar a prova para o seu computador, responder as questões e depois entrar no sistema para realizar a prova. Isso diminui o risco do aluno ter suas respostas enviadas incorretamente por algum problema de transmissão de dados da sua rede internet. A rede e o sistema de energia do Observatório Nacional são redundantes, ou seja, o risco de falhas é bastante minimizado. Também recomendamos que os alunos evitem realizar a prova no último dia, pois o sistema poderá ficar lento ao acesso à prova, aumentando assim os riscos de falhas (rede, energia elétrica, etc). Quando o aluno terminar a prova, deve, obrigatoriamente, clicar nos botões CONCLUIR e ENTREGAR PROVA, para que o sistema dê por encerrado o evento com sucesso. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada ou nova chance para a realização da prova. 

IMPORTANTE: para realizar a prova, o aluno deverá utilizar obrigatoriamente o login (seu endereço e-mail) e a senha que receberá no ato da inscrição no curso. 

ATENÇÃO! Para acessar o conteúdo do curso não é necessário usar o Login e a Senha. Os mesmos só serão utilizados para realizar as provas. As provas serão realizadas de acordo com o horário oficial de Brasília. 

A equipe da Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional deseja BOA SORTE a todos os participantes.

Para maiores informações:




Fonte: Observatório Nacional. Acesso 29/05/2013




Oziel Araújo
Oziel Araújo, graduando em Geofísica pela Universidade Federal do Pampa - Caçapava do Sul, Brasil. Possui particular interesse no uso dos métodos sísmicos.


Nenhum comentário:
Write comentários

Ficou interessado pelo blog?
Então não perca as atualizações !