Sempre enxergando mais a fundo

Time is money

sábado, 8 de setembro de 2012

On 11:40 by Oziel Araujo in    Sem comentários
O rio Mississippi: depósitos de sedimentos  no Golfo do México, em uma imagem de satélite de 2001.
Imagem: Nasa Earth Observatory


O Mississipi é um rio muito importante para os Estados Unidos, é o segundo rio mais longo do país, superado somente pelo Missouri.
O rio Missouri é um dos afluentes do Mississipi, unidos compõem a maior bacia de
toda América do Norte. O nome Mississipi advém de ojibwe misi-ziibi, que significa “grande rio”.
O rio Mississipi nasce no Lago Itasca, no Parque Estadual Itasca, no estado americano de Minnessota, e percorre atravessando os estados de Minnesota, Wisconsin, Iowa, Illinois, Missouri, Kentucky, Arkansas, Tennessee, Mississipi e Louisiana.
O Mississipi possui a terceira maior bacia hidrográfica do mundo, é superado em tamanho pelas bacias do Amazonas e do Congo.
Esse importante recurso hídrico corta o território norte-americano no sentido norte-sul, em razão dessa característica foi de fundamental relevância no processo de ocupação do país, além disso, na segunda metade do século XIX foram criadas as embarcações a vapor que logo se tornaram indispensáveis no fluxo comercial desenvolvido nos Estados Unidos.
Os rio Missouri e Ohio são volumosos e encontram-se na condição de principais afluentes do Mississipi. Esses afluentes se encontram e no local de confluência ocorrem ocasionalmente significativas cheias e para não causar prejuízos em algumas áreas urbanas e rurais são erguidos diques e reservatórios de proteção, mas mesmo assim algumas vezes as cheias rompem tais barreiras construídas.

Fonte: Brasil Escola

0 comentários:

Postar um comentário