Danxia LandForm

 


Indubitavelmente, uma das maravilhas geológicas mais intrigantes é o Monte Danxia. Monte Danxia é também conhecido como Red Rock Park, em chinês, o Danxia significa "raios vermelhos do sol." Esta região está localizada no noroeste da China, o deserto de Gobi (província de Gansu).



Monte Danxia é uma área famosa perto Shaoguan cidade na parte norte de Guangdong, China . A montanha Danxia é formada a partir de arenitos avermelhados que foram intemperizados, uma série de montanhas cercadas por falésias curvilíneas e muitas formações rochosas incomuns. 









Como se observa nas imagens há uma predominância da cor vermelha, o que leva a imaginar o seu processo de formação baseado na oxidação de materiais ricos em ferro, as cores atrativas são resultados de sedimentos orgânicos. A cor vermelha denuncia a presença abundante de ferro ou material oxidado. Acredita-se que o processo de intemperismo e sedimentação são eventos que vêm ocorrendo ao longo de alguns milhares de anos, e que de tal maneira permitiu a formação do arenito. Associado a estes fenômenos, os movimentos da crosta terrestre permitira que a bacia receptora do aporte de sedimentos fosse transformada em montanhas. Algo interessante é que a geologia da região é composta de morros cujas cores variam do vermelho ao branco com amarelo e verde. Essa aridez do Danxia Landform é um pouco diferente do clima observado no sul da China, pois em Danxia continua a ser uma paisagem desolada, cercada por montanhas coloridas que parecem subir e descer feito ondas, com camadas de rochas visíveis que se misturam em cores. Bem psicodélica! Parece mais com um caleidoscópio. Talvez devessem usar esse nome pois as cores estão mudando constantemente com a variação de tempo e clima. Depois da chuva as cores ficam mais brilhantes.
O relevo, como visto nas imagens, inclui enormes penhascos, picos afiados. É uma maravilha geológica!

Veja esses videos encontrados numa rede social chinesa e postados no youtube.




   

Nenhum comentário:
Write comentários

Ficou interessado pelo blog?
Então não perca as atualizações !